Fique de olho na SSRI: ajude a evitar possíveis eventos adversos à visão | Rob Kettenburg

Um relatório recente numa revista britânica revista por pares descreve cinco casos de neuropatia óptica que se pensa estarem relacionados com o tratamento a longo prazo com inibidores selectivos da recaptação de serotonina (SSRIs).1 Estes cinco foram identificados durante um período de 2 anos dentro de uma população insular de 140 000 habitantes. Cada caso foi avaliado usando o algoritmo Naranjo para indicar a probabilidade de reação adversa aos medicamentos (RAM).2 Os escores Naranjo indicaram possível RAM em quatro casos e provável RAM em um caso.

Todos os cinco casos apresentaram perda visual por suspeita de neuropatia óptica isquêmica (ION) e foram todos extensivamente investigados para qualquer outra possível causa subjacente. Uma origem isquêmica “não artéria” foi suspeitada em todos os casos. A toxicidade foi sentida como improvável, uma vez que três casos foram de início súbito e dois casos foram unilaterais.

Dois casos apresentaram perda progressiva do campo visual bilateral (FV). Dois casos apresentaram perda súbita de visão unilateral grave (SLOV), e um paciente teve SLOV bilateral. Todos os pacientes eram relativamente jovens (média de 49 anos, variação de 40-54 anos) com uma longa história de tratamento com IRS com média de 7 anos (variação de 1-14 anos).

Todos os casos foram capazes de interromper a IRSS sem qualquer deterioração adicional. Um paciente com LOV bilateral progressivo recuperou completamente ao longo de 18 meses. Dois pacientes com SLOV unilateral não recuperaram a função no olho afetado, mas mantiveram visão normal no segundo olho.

Um caso foi diagnosticado com ION anterior (envolvendo artérias ciliares posteriores curtas) que apresenta inchaço súbito do disco óptico associado a perda do campo visual altitudinal. Quatro casos tiveram características clínicas de íon posterior (envolvendo ramos piais da artéria retiniana central) que são tipicamente de aparência discal normal no início, com AMOR agudo ou progressivo, indolor em um ou ambos os olhos.

OIONosterior em pacientes relativamente jovens e saudáveis é raro. Fatores de risco sistêmico para LON incluem doença cardiovascular, diabetes e hipertensão arterial. Dois dos pacientes relatados sofreram com diabetes melito não dependente de insulina e três eram fumantes.

Todos os pacientes foram capazes de parar de tomar SSRIs sem qualquer deterioração adicional. Um paciente com envolvimento bilateral recuperou completamente após 18 meses, e um paciente permaneceu estável por 6 meses até reiniciar uma IRS, após o que ela declinou rapidamente para contar a visão dos dedos em ambos os olhos.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.