MundoMax Encerra, Obtém Sued

A incursão do gigante da mídia colombiana RCN no mundo da televisão americana em espanhol terminou apenas 18 meses após o seu início, já que a rede de televisão MundoMax cessou suas operações em novembro. 30.

MundoMax nasceu das cinzas da oferta anterior do mercado hispânico MundoFox, que a Fox International Channels lançou em agosto de 2012 e fechou no final de julho de 2015. O fim da rede é o culminar de meses de rumores e especulações sobre sua saúde financeira e se ela poderia ou não chegar ao final de 2016. Tal conversa esquentou em outubro, quando ocorreu uma segunda rodada de demissões.

Então, no início de novembro, a rede rival Estrella TV anunciou que havia assinado em duas afiliadas MundoMax – KGMC em Fresno, Califórnia, de propriedade da Cocola Broadcasting; e um subcanal da WXCW em Fort Myers-Naples, Fla., de propriedade da Sun Broadcasting.

A gestão da MundoMax permaneceu em silêncio até 22 de novembro. Foi quando uma carta para “colegas e amigos” foi distribuída pelo presidente e diretor financeiro da MundoMax, José Molina, que abordou os meses de discussões na mídia hispânica e no cenário publicitário, confirmando sem rodeios que o fim estava próximo – muito próximo.

“Estamos na fase final de dissolução da nossa rede de afiliados”, disse Molina.

A maior afiliada da Costa Oeste da MundoMax, a KWHY do Grupo Meruelo em Los Angeles, continuará a transmitir programação em espanhol como uma estação independente.

A maior afiliada da Costa Leste da MundoMax, a WGEN da Valorem S.A. em Miami, mudou imediatamente para a rede Azteca América. É um grande impulso para a Azteca, que anteriormente via a sua programação levada a cabo em WPMF-CD em Miami e dependia da Comcast para a distribuição das chaves DMA.

Como MundoFox, a rede procurou esculpir um nicho com programação em espanhol que se desviou da tarifa de telenovela encontrada nas duas maiores redes de transmissão, Telemundo e Univisión.

Ao lado do Family Feud-styled weeknight game show 100 Latinos Dijeron, MundoFox lutou para ganhar uma audiência considerável. A publicidade tornou-se então uma perspectiva mais difícil, dadas as baixas classificações da rede.

RCN invadiu durante o verão de 2015 com grandes esperanças, e aspirações de que seu tremendo sucesso na Colômbia pudesse render pelo menos um líder de nicho nos EUA.

Isso provou ser mais difícil do que se imaginava, já que um clima publicitário desafiador aliado a uma enorme mudança de audiência para a Telemundo levou a MundoMax a procurar na Europa novas formas de atrair uma audiência. Entre os principais programas que MundoMax ofereceu em seus últimos dias estavam Suleimán, El Gran Sultán e a novela grega Brousko, ebrios de amor.

Embora a WGEN resolvesse rapidamente uma preocupação imediata de programação com uma transição de rede que fosse relativamente sem problemas, poderia haver uma estrada rochosa pela frente para a RCN e sua antiga afiliada de Chicago, WOCK-CD.

Em 29 de novembro, o proprietário da WOCK, KM LPTV Of Chicago-13, processou MundoMax e a U. da RCN.S. subsidiária no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Califórnia por quebra de contrato, quebra de pacto de boa fé e negociação justa e falsa promessa.

De acordo com o proprietário do WOCK, MundoMax concordou em ser o representante exclusivo de vendas da estação para vendas nacionais spot durante um período de quatro anos que começou em 1º de agosto de 2012, com MundoFox e continuou até 31 de julho de 2016, com MundoMax assumindo a responsabilidade pelo acordo. A rede pagou à emissora pelo menos US$ 600 mil por ano pela receita de vendas de publicidade nacional, com pagamentos trimestrais à KM LPTV Of Chicago-13 de US$ 150 mil.

O proprietário da WOCK alega que os pagamentos trimestrais cessaram com a transição do MundoFox para o MundoMax, e que lhe é devido um total de $450.000, refletindo os pagamentos devidos em 1 de novembro de 2015; 30 de maio de 2016; e 30 de agosto de 2016, respectivamente.

No entanto, a reivindicação pode não se sustentar em tribunal. A KM LPTV está baseando seu caso em um acordo emendado de 2014, aprovado pelo então presidente Ibra Morales, que daria à WOCK “a diferença entre a receita real de vendas de publicidade nacional reservada para esse trimestre e $150.000”, caso o valor da receita fique abaixo de $150.000. MundoMax reservou $0 em receita de vendas de publicidade nacional para o segundo, terceiro e quarto trimestres do quarto ano do termo.

O ponto crucial do argumento é se “a diferença” entre $0 e $150.000 é realmente $150.000.

Mean enquanto isso, a KM LPTV também argumenta que MundoMax concordou em avançar até $150.000 por ano para o segundo, terceiro e quarto anos do termo para a KM LPTV para despesas de marketing. A KM LPTV documentou e solicitou $37.500 para o terceiro e quarto trimestres do quarto ano do prazo. No entanto, a MundoMax não adiantou $75.000 para a KM LPTV, diz.

Com um julgamento solicitado pelo queixoso, a KM LPTV abordou quaisquer questões relativas às obrigações da MundoMax após o encerramento da MundoFox, observando que em 28 de julho de 2015 ou por volta dessa data, a RCN adquiriu os 50% da rede que não possuía da Fox International Channels. Assim, a MundoMax é responsável pelos contratos assinados pela MundoFox “porque MundoMax é simplesmente um novo nome para a mesma sociedade anônima de responsabilidade limitada”, argumentou a matriz WOCK.

Ainda em questão está a compensação que a KM LPTV diz ser devida pela MundoMax por transmitir sua programação durante os últimos três trimestres de seu contrato de filiação e pela promoção de programas durante os dois últimos trimestres do pacto.

“O valor razoável de transmitir a programação da MundoMax na estação e o trabalho promocional para esses períodos de tempo é de pelo menos $525.000”, argumentou a KM LPTV.

KM LPTV Of Chicago-13 é representado por Belinda Vega e Gerard Fox, da Gerard Fox Law, de Los Angeles.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.